terça-feira, 27 de outubro de 2009

A Fisiologia dos Neurónios



Este filme explica a fisiologia dos neurónios permitindo uma melhor compreensão da sua função.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O Metamodelo

O Metamodelo foi o primeiro modelo da PNL a ser desenvolvido. John Grinder e Richard Brandler foram os grandes pioneiros, ao modelarem as habilidades linguísticas de Virgínia Satir e de Firtz Pearls. Os resultados desta modelação foram publicados em The Structure of Magic, Volume I.

O objectivo do Metamodelo é obter informações sobre as omissões, generalizações e distorções; os filtros da comunicação, de forma a conferir especificação e precisão à linguagem para melhor compreender o que as pessoas dizem.

Alguns exemplos como esta ferramenta ajuda a comunicar melhor:

Os miudos são todos mal educados!
Ferramenta: - Todos?

Não lhe posso dizer a verdade.
Ferramenta: - O que aconteceria se dissesse?

sábado, 24 de outubro de 2009

Seja proactivo.



Não espere que aconteça, faça acontecer!

Melhor que ver, é participar. Participe! Deixe-se envolver pela vida e "não espere" pelas coisas, podem não ir ao seu encontro e você perder as oportunidades que deseja.

Gosta de ver as suas oportunidades a fugir-lhe?

Gosta de ouvir que alguém ficou com as oportunidades que você deseja?

Gosta de sentir o sabor das suas oportunidades a serem saboreadas por outras pessoas?

Pense nisto!

Bom fim-de-semana.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Confie em si!



Vou contar-vos uma história, não sei se a consigo contar correctamente, vou tentar.

Era uma vez uma Mariposa que se apaixonou por uma estrela. Durante o dia em tudo o que fazia mantinha presente a imagem do seu amor.

A sua mãe já experiente percebeu que algo se estava a passar com a sua filha e num certo dia perguntou-lhe: Filha, que tens tu?

Mariposa, com a sua voz fina e baixa disse à mãe: Estou apaixonada!

- Parabéns filha! Qual é o lampião por quem você se apaixonou?

- Mãe, eu estou apaixonada por uma estrela!

- Uma estrela filha?! Jamais alguma Mariposa se apaixona por uma estrela. Esse amor é impossível! Você não consegue voar para além do lampião como é que quer ir ter com o seu amor? Filha, esquece a estrela e procura um novo amor para ti.

A Mariposa não ouviu nada do que a mãe disse e continuou todas as noites a congratular-se pelo seu amor e mais do que isso decidiu lutar por ele e saiu de casa para ir ao encontro do seu amor.

É certo, que nunca nenhuma Mariposa havia conseguido ultrapassar um lampião e que o seu amor estava muito distante só que a sua paixão era tão forte que o seu objectivo de ir ao encontro do seu amor foi mantido.

No primeiro dia que saiu de casa, conseguiu ultrapassar ligeiramente a altura de um lampião! Nunca ninguém o tinha conseguido e isso originou-lhe uma crença que seria possível atingir o seu objectivo com maior aplicação. Então decidiu continuar a tentar todos os dias que fossem necessários até atingir o seu objectivo que era de ir para o lado da estrela, o seu grande amor.

No dia seguinte, voou mais alto; no outro ainda mais alto e cada dia que ia passando voava cada vez mais alto. A Mariposa conseguiu um feito único que foi ver as outras mariposas num novo ângulo de visão que jamais alguma mariposa havia conseguido ver até então e isso dava-lhe uma tremenda emoção.

Após 15 dias a mariposa verificou que já não conseguia voar mais alto e consciencializou-se que efectivamente o seu objectivo de ir ao encontro do seu amor não ia ser possível, mas estava feliz por ter conseguido apreciar o mundo que vivia de um nível mais alto, num ângulo de visão que em nenhuma outra vez uma mariposa havia conseguido observar.

Como moral da história quero dizer duas coisas:

A primeira, que vale a pena confiar em si! Repare que a Mariposa apesar de saber que nenhuma outra mariposa havia conseguido até então ultrapassar o lampião, ela conseguiu-o pela primeira vez. Na sua vida deve focalizar em si próprio o rumo da sua vida, independentemente da sua concorrência, acredite que é capaz de atingir os seus objectivos, mesmo se alguém lhe disser que é impossível porque nunca ninguém o conseguiu.

Em segundo lugar, deve perceber que por vezes os seus objectivos estão acima das suas possibilidades contudo, deve tentar atingir a sua meta. Ao fazê-lo está sempre a criar algo diferente, o que lhe dá uma experiência diferente o que acaba sempre por lhe trazer objectivos futuros mais ambiciosos.

Confie em si!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A formulação dos objectivos

Huuummm... como é bom verificar que ainda tenho sonhos, desejos e objectivos!

Ficamos mais relaxados, não é verdade?

Eu quero viver numa casa com 4 quartos e jardim. Estou a vê-la! É branca tem 4 frentes com vista para o mar. Pela cozinha tenho acesso ao jardim. Como eu brinco com os meus futuros netos à cabra cega. Esta casa transmite-me conforto. Tem uma sala onde escrevo, leio, ouço música, escrevo no computador, tem muita claridade e uma janela ampla com vistas para o mar.

Estou desejoso por conhecer Londres. Estou a ver-me no aeroporto com a minha mulher e as minhas 2 filhas. Eu sentado no terminal a ler o jornal, a minha filha mais velha a ouvir alguma música no MP3 que lhe ofereci no Natal, a minha mulher num mini parque infantil a observar as brincadeiras da minha filha mais pequena.

Tenho como objectivo ser formador comercial. Estou a ver-me numa sala com um grupo de vendedores a falar da importância de serem precisos na informação ao cliente e da vantagem competitiva que usufruem se seguirem o modelo de precisão que lhes estou a apresentar. Observo a atenção do grupo e pelos rostos sinto a concordância. Consigo ver o feedback que me é dado pela alegria estampada nos rostos de terem conseguido ganhar os seus prémios.

Destaquei um sonho, um desejo e um objectivo!

Agora tenho de os formular. O Marketing utiliza muito o modelo SMART, a saber:

- Simple, Specific - um objectivo tem que ser simples e especifico;

- Mesurable - tem que ser mensurável, repleto de significado;

- Achievale - tem que ser atingível;

- Realistic, Responsible - tem que ser realista e responsável;

- Timed - tem que ser datado.

As condições básicas para a formulação de objectivos pela PNL apesar de também utilizar o modelo SMART diferencia-se um pouco, a saber:

1. Positivo - tem que ser mencionado de forma directa e positiva. Não pode ter formulações negativas.

2. Avaliado - monitorizar o que preciso de verificar para saber se estou a encaminhar-me para o objectivo ou se já o atingi. Aonde me encontro, que competências preciso de adquirir. As minhas caracteristicas,as minhas crenças, valores e atitudes adaptam-se ao objectivo.

3. Contexto - onde o vou concretizar, quando o vou concretizar e com quem o vou concretizar?

4. Controle - Verificar se o meu objectivo depende somente de mim ou se depende de terceiros.

5. Ecologia - O objectivo uma vez alcançado é apropriado à minha integridade e congruência? Como afectará a minha relação com a família, os amigos, o meu trabalho?

6. Identidade - Se o objectivo faz parte de mim e me realiza como pessoa.

Conhecendo agora, as regras da formulação dos meus objectivos, vou em primeiro lugar datar os meus objectivos em colunas de 6 meses, 1 ano, 2 anos, 5 anos, 10 anos e 20 anos para reforçar a precisão do tempo em que os quero concretizar e iniciar a formulação pelos objectivos de curto prazo até aos de longo prazo.

Lembro ainda, que se eu tiver 1,60m não posso ter como objectivo vir a medir 1,70m. Este objectivo não depende de mim e é contra a lei da natureza.

Finalmente, formulo o meu objectivo!

Acredito que agora, depois desta explicação, estamos preparados para verificar se o objectivo é um sonho e não passa disso ou se o sonho se pode transformar em realidade.

Vou exemplificar para terminar, a formulação do meu sonho. Viver numa casa com 4 quartos junto ao mar.

1. O objectivo é directo e positivo - Sim é directo e positivo, por isso passa nesta primeira analise.

2. Estou-me a encaminhar para o objectivo? - Neste momento tenho um T3 na cidade e já consegui liquidar a divida. Como ainda tenho 15 anos para concretizar este objectivo necessito ao valor actual de mais 150.000€ a uma taxa de inflação de 2% ao ano daqui a 15 anos tenho que ter 195.000€ que conjuntamente com a venda da minha actual casa permite-me a compra do T4. Isto significa que preciso de acumular em poupança anual 13.000€, ou 1.300€ mensais. A poupança que eu tenho disponível mais as aplicações financeiras reduzem-me significativamente o valor mensal mas pode não chegar às minhas necessidades. Daqui a 1 ano revejo a que distância fiquei do valor médio da poupança e se o desvio for superior a 20%, para reavaliar o objectivo. Neste momento acredito e confio na sua possibilidade, consigo ver-me a usufruir da minha nova casa com a minha mulher, as minhas filhas e os meus netos. Ouço as brincadeiras que faço com os netos, as festas com os amigos e sinto a alegria e o conforto que usufruo.

3. Em Gaia litoral, daqui a 15 anos com a minha família e a visita dos amigos.

4. Os resultados deste objectivo dependem de mim.

5. O objectivo quando for concretizado, adapta-se à minha integridade e congruência. A família e os amigos vão usufruir de mais espaço, conforto e melhor ambiente. O trabalho em nada é afectado.

6. Este objectivo está interiorizado em mim. Realiza-me como pessoa e vou trabalhar para o possuir.

Objectivos formulados são meio caminho para serem concretizados!

sábado, 17 de outubro de 2009

Viver Apaixonado!



Estar apaixonado é lembrar-me de como me deito tarde e acordo cedo, como caminho à chuva, como transponho todas as barreiras que me surgem pela frente para poder estar com a minha paixão.

Quando transfiro os sentimentos positivos da paixão para o trabalho e para todos os meus restantes objectivos, com a mesma intensidade e a mesma confiança, a minha vida torna-se ilimitada.

As empresas desejam contratar pessoas capazes de transferir os seus estados da paixão para o trabalho.

As pessoas serão totalmente felizes quando conseguirem viver sistematicamente com os mesmos estados positivos dos momentos de paixão.

A verdade é que a PNL tem as ferramentas que as empresas e as pessoas precisam!

Não basta semear é preciso regar

Iniciei há uma semana este blog para materializar um sonho. Os nossos resultados são a concretização dos nossos sonhos!

Agora, vou procurar todos os dias escrever algo de forma a dar essência a este resultado. Na vida ficar pelo semear é prejudicial, eu sei que há a tendência para se pensar que basta semear, iniciar bem uma relação, ser empático no primeiro contacto e que tenho tudo resolvido.

Eu quero manter a relação, quero que este espaço dê prazer de ver, ouvir e sobretudo sentir que é possível ter uma vida melhor, mais feliz, mais congruente e acima de tudo mais solidária!

Neste momento, lancei-vos o desafio de escreverem em papel os vossos sonhos, os vossos desejos, os vossos objectivos, para depois os formularmos. Há sempre quem se atrase, vou deixar passar o fim-de-semana para o fazerem todos e entretanto, vou deixar ainda hoje um outro tópico para que vos acompanhe nesse momento apaixonante!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Fisiologia - Respirar é viver



A forma como respira, a postura do seu corpo, os seus movimentos e as suas expressões faciais, interferem no seu estado.

Se você corrigir a sua posição actual para a posição de ombros para trás, peito para a frente, seguida de uma respiração profunda desde a zona abdominal com a cabeça erguida e os olhos posicionados para cima, fica de imediato num estado mais positivo.

Este filme está interessante porque ajuda-o a respirar, a viver melhor!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sabemos mesmo o caminho que queremos?

Uma das primeiras coisas que se aprende em PNL é a comandar a vida!

Parece fácil não é? Eu nasci, recebi abraços e carinho dos meus entes queridos,
colocaram-me uma chupeta para me acalmar, mudaram-me de fralda para me confortar,
entretanto aprendi a gatinhar, consegui soletrar as primeiras palavras e de repente
como me senti feliz por ser capaz de dar os primeiros passos! Como achei que a
partir daquele momento iria ser capaz de comandar a minha vida! Puro engano de
bebé... conforme fui crescendo fui perdendo lucidez, quantas vezes eu fiz o
contrário do que o meu cérebro me mandava; e para me manter na rota do sucesso
precisei de acabar com todas estas incongruências.

Lembrou-se de si em alguns momentos?! Amanhã vamos para a praia! diz hoje ao final
do dia à sua família. Amanhã, lembra-se que se calhar é melhor ir para o campo fazer
um piquenique e lá vai para o piquenique, a meio do caminho o filho diz: - Pai vamos
para a praia e você viu tanta carência e amor naquele pedido que de repente faz
inversão de marche e záááásss... vai para a praia!

Esta incongruência é boa?

Na vida pessoal ou profissional é importante estabelecer uma estratégia!

Para onde é que quer ir, quando é que quer ir e com quem é que quer ir para que
saiba quais são as coisas que o podem ajudar a chegar lá.

Por exemplo, nas vendas para atingir os seus objectivos tem que saber, onde vai ter
que ir, quando é que lá vai e com quem é que vai falar.
Para tudo isto, precisa de aprender a formular os seus objectivos (na vida pessoal
para além dos objectivos também se inclui os sonhos ou desejos) para fixar na sua
mente o que quer e como vai conseguir lá chegar.

Lembre-se, quando os objectivos são inteligentes não há limites para os resultados
que estão à sua disposição e que objectivos limitados criam vidas limitadas!

Então se isto é verdade (alguém duvida da última afirmação?) o que é que eu preciso
de fazer? Preciso de um plano, agora!

A partir daqui, aconselho a só continuar a ler se quiser pegar numas
folhas de papel em branco e numa caneta e preparar-se para planear o seu futuro.
Escolha um local confortável, que o possa inspirar e demore cerca de 1 hora a
planear o seu futuro para comandar a sua vida. Para já, escreva todos os seus
sonhos, os seus desejos e os seus objectivos de forma concentrada. Descreva tudo que
lhe vá na alma, o que quer ser, aprender, fazer, ver, partilhar, criar, sentir, sem
qualquer tipo de limitações. Um aspecto muito importante, não basta dizer que quer
um carro novo por exemplo, precisa de especificar a marca, a cor, etc.

Antes que alguma coisa venha a acontecer no mundo externo você precisa de ter uma
representação interna, é essa imagem interna que vai programar o seu cérebro e o seu
corpo para atingir o objectivo. Sem visualizar nem acreditar no resultado ele não
acontece.

Aposte forte nesta tarefa. Veja-a, ouça-a e sinta-a, como a mais importante da sua
vida. É aqui que vai definir o seu rumo, o seu futuro. Aposte nele!

Depois de escrever os objectivos vai precisar de os formular e eu em breve
escreverei aqui no blogue como se formulam objectivos.

Para finalizar, quero dizer-lhe que a PNL utiliza técnicas práticas e que esta
proposta que lhe estou a consciencializar para poder dar um rumo à sua vida é para o fazer despertar da necessidade de agir, já que caso tenha dificuldades de estabelecer objectivos e estratégias para os conseguir só obterá resultados com as ferramentas práticas da PNL.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Como podem ser influenciadas as imagens internas



Este filme é divertido e demonstrativo de como as representações externas limitam em determinados momentos as nossas representações internas.

É sempre importante ouvir tudo, ver tudo e sentir tudo até ao fim para não se criar conclusões erradas.

domingo, 11 de outubro de 2009

O Problema da formação motivacional

Escolhi como primeiro tema de discussão a área das empresas e o mais problemático, a saber, a área da formação.

Nos dias de hoje a esmagadora maioria das empresas quando se questionam em saber quais as estratégias eficazes para formar os seus quadros que garantam os melhores resultados, acabam por se decidirem por planos de formação que actuem na área motivacional!

Eu pergunto: - quais são os resultados efectivos deste investimento? Quanto cresceu o número de clientes no mês seguinte ao investimento na formação? Quanto cresceu o número de contactos com potenciais clientes? Quanto cresceram as vendas?

Na esmagadora maioria, infelizmente, os resultados são desmotivadores!

Quem promove este tipo de formação diz ao seu cliente, que se não existissem estas acções que os resultados seriam piores e acabam por sobreviver ao fazer crer que a sua estratégia de formação é eficaz.

Eu também acho essa estratégia eficaz. Eu próprio tive e continuo a ter esse tipo de formação e no momento em que a recebo agradeço a oportunidade de ter participado, o problema é na semana a seguir, quando algo me desmotivou. O concorrente iniciou uma acção promocional, um cliente resolveu escolher outro fornecedor por insatisfação e muitos outros factores desmotivadores que nos podem ocorrer e com isto desacreditar-me de toda a força motivadora do curso motivacional que tive na semana anterior.

Foi por estas razões que eu fui à procura de mais, de uma outra forma de formar pessoas e de me formar a mim mesmo, acabei por descobrir que pela PNL (Programação Neuro Linguística) tenho o meu problema resolvido.

A formação motivacional é muito parecida com várias situações que nos ocorrem no dia-a-dia como por exemplo, uma mulher quando se sente em baixo, sem recursos, ansiosa e decide ir às compras para se sentir melhor; é verdade que enquanto compra os seus vestidos, sapatos, perfumes e todas as outras compras que decidir efectuar aumenta os seus recursos, isto é, passa de um estado negativo para um estado positivo. O único problema nesta mudança de estados é que não são duradouros. Há um preço a pagar por esta mudança temporária de estado, que foi ter desequilibrado as finanças pessoais e após umas horas ou uns dias volta a sentir-se com um estado igual ao que a motivou ir às compras.

Esta senhora, precisa de mudar é as suas representações internas e a sua fisiologia sem uso do dispositivo externo (as compras) que muitas vezes criam problemas adicionais a longo prazo.

Acredito que é mais benéfico para as empresas e para os vendedores em particular uma formação com técnicas de PNL!

Neste momento estou a trabalhar na minha formação em PNL com ferramentas que permitem trabalhar a confiança; a segurança; a motivação; a ansiedade; a auto-estima; comportamentos e hábitos indesejáveis; medos e receios; e instalação de objectivos.

Estou a preparar-me para o ajudar e por isso aceito 2 voluntários que desejem alterar algum hábito ou comportamento para perseguir o seu objectivo de desenvolvimento pessoal.

Pode ir ao meu perfil e enviar-me um e-mail com o seu contacto.

sábado, 10 de outubro de 2009

O que é a PNL?

A PNL descreve a interacção entre a mente (neurónio) e a linguagem (linguística) e como esta dinâmica afecta o nosso corpo, o nosso comportamento e as nossas emoções (programação).

A PNL estuda a forma como a linguagem verbal e não verbal, afecta o nosso sistema nervoso, fornecendo um plano de trabalho sistemático para governar o nosso próprio cérebro.

As suas ferramentas, ensina-nos como governar não só os nossos próprios estados e comportamentos mas, também os estados e comportamentos das outras pessoas com quem interagimos.

Por esta razão podemos afirmar que a PNL é a ciência de como dirigir o seu cérebro de uma forma óptima para produzir os resultados que deseja.

Apresentação

O meu muito obrigado a si que acabou de visitar o meu blog!

No caso de me visitar e não me conhecer, digo-lhe que estou em vésperas de comemorar profissionalmente 25 anos de vendedor, mais concretamente em Janeiro de 2010 e que actualmente para além de continuar a exercer a função de vendedor, que tanto me apaixona, estou a criar um curriculum académico para adquirir as competências necessárias a um objectivo pessoal, que é actuar na área de desenvolvimento de competências, num espaço de 2 anos.

Actualmente estou a tirar uma licenciatura de Estudos Socioprofissionais no Instituto Piaget em Arcozelo e a frequentar um curso de PNL Practitioner de forma a obter uma Certificação Internacional.

Neste blog poderá ler e discutir assuntos sobre PNL e saber quais as áreas que estou preparado para o ajudar. É provavel que alguns artigos tenham como referência a aprendizagem que fiz na More Institut.

Bem vindo!