domingo, 1 de novembro de 2009

Plano de Sucesso

Hoje conto a história de Olivar. Olivar é simplesmente, o Condado mais pobre do Mundo. Poucas são as pessoas que conhecem Olivar e em Olivar, ninguém conhece outro lugar. Um Homem chamado Artur Viajou até Olivar para investigar o que se passa em Olivar e verificou que as pessoas que habitam em Olivar têm uma forma muito própria de viver!...

Sabem como soube que cheguei a Olivar? Estando já em Olivar!

E porque é que eu não sabia que já estava em Olivar? Simplesmente porque Olivar não têm uma única placa a informar que estamos no Condado de Olivar.

Em Olivar nunca ninguém escreveu uma placa com o nome do Condado de Olivar. Agora, depois de eu chegar, consegui convencer que para sairem da pobreza precisam de informar a quem passa que está em Olivar.

Desde que colocaram as placas a informar o nome do Condado, os habitantes demonstram nos seus rostos alguma felicidade porque, dizem eles, revêem nas placas a sua identidade.

Agora que deram a conhecer o Condado o que desejam?

- Sair da miséria! Responderam todos os habitantes de Olivar.

Como vão sair da miséria? Qual é a vossa estratégia?

- Não sabemos senhor!

O nome de Olivar não vos inspira?

- Sim inspira-me, senhor. Respondeu um ouvinte que aparentava ter 35 anos de barba comprida e roupa rasgada.

Como te chamas?

- Artur, senhor.

Temos o mesmo nome e isso ajudou a espelhar-nos e a querer ajudar esta gente ainda mais, procuro com o meu conhecimento ajudar a encontrarem o caminho do sucesso.

Que inspiração te dá Olivar?

- É a minha terra, o lugar mais bonito do mundo! Já viu a nossa praia, já ouviu a nossa música e já sentiu o paladar da nossa carne e do nosso peixe? Aqui tudo é bom!

Artur, era um homem com garra e tinha uma vantagem, nunca tinha saido de Olivar e por essa razão as interiorizações limitadoras eram inexistentes por desconhecimento de outros locais. Pedi para fazer uma lista com 4 actividades que na sua opinião permita o Condado ganhar dinheiro.

Depois da lista apresentada, todos os habitantes partiram para a acção!

Uns criam artigos de artesanato com o nome de Olivar para vender a quem passa pelo Condado; outros limpam a praia e constroiem sombreiros para os turistas experimentarem a água quente e cristalina do Condado; outros criam restaurantes para dar as refeições deliciosas que tão bem sabem cozinhar e ainda há quem cante e encante para tornar o condado um local acolhedor.

Após uns meses, reuniram-se para avaliar os resultados da acção!

Verificam que o Condado está finalmente a ganhar dinheiro e que os habitantes já vivem melhor. Há ainda quem passe fome porque os negócios não estão a proliferar.

A um deles perguntei:
Como estão os teus negócios?

- Mal, senhor! São poucos os que comem os meus doces!

Não lhe parece que com o calor que existe na região que poucas são as pessoas que desejam doces?

- Provavelmente é isso, senhor. Como posso resolver o problema?

Sendo flexivel, adaptando-se às necessidades das pessoas.

- Eu só sei fazer doces!

Não consegue fazer doces frios? pode ser que consiga o que quer...

- Sim consigo! obrigado, senhor!

Uma história com os 4 passos do plano de sucesso. Objectivos, acção, acuidade sensorial e flexibilidade.

Boa Semana!