quarta-feira, 31 de março de 2010

Sintaxe Mental



A sintaxe mental é um dos principais "segredos" da PNL e que pratico no processo de desenvolvimento de capacidades do coachee no âmbito de Personal Trainer.

Este é um tema tabú, raramente trabalhado e com pouca literatura objectiva sobre o assunto.

Em que consiste a sintaxe mental?

A sintaxe mental refere-se ao modo como o individuo organiza a sua comunicação com o sistema nervoso, ou seja, como organiza os seus pensamentos.

Exemplo 1:
A nível gramatical temos o sujeito, predicado e complemento que exemplifico da seguinte forma:

Eu estou com fome. Esta é a organização que dou, ou seja, a minha sintaxe gramatical.

Contudo alguém pode dizer:

Com fome eu estou. Ou até, com fome estou eu. São formas incorrectas, embora possam ser perceptiveis, contudo não têm o mesmo resultado.


Exemplo 2:
Entrego-lhe os meus números de telemóvel 989192124

Agora sabe os meus números de telemóvel!

Acha que me consegue ligar?

Evidentemente que não, isto porque desconhece a sequência correcta. Só quando a descobrir é que efectivamente consegue comunicar comigo.

Com estes exemplos conclui-se, que muitas vezes, as pessoas quando comunicam entre si têm ideias comuns e contudo divergem. Isto só acontece porque têm conceitos diferentes, a má comunicação é regularmente fruto das pessoas utilizarem códigos diferentes, ou seja, sintaxes mentais diferentes, o que provoca por vezes conflitos.

Quando o objectivo é económico e as pessoas procuram o conhecimento junto de um gurú, ele dá por vezes, esse conhecimento solto, tornando-se difícil descodificar a sua sintaxe mental. Isto acontece, porque o individuo do conhecimento sabe que o verdadeiro conhecimento não é o conhecimento, é sim a sintaxe mental. Este é que é o verdadeiro segredo.

A reflexão que proponho que faça é simples:

Sempre que procura conhecimento preocupa-se em compreender como o sábio chegou ao saber?

Qual a forma como organizou os seus pensamentos?

Qual o seu estado no momento em que os organizou?

Sem comentários:

Enviar um comentário