domingo, 28 de fevereiro de 2010

Apresentação em Público (construção dos slides)

Quando inicia a construção dos slides, normalmente em PowerPoint, para uma apresentação em público, provavelmente algumas das suas principais preocupações são:

1.Que apoiem o seu discurso e façam o acompanhamento da mensagem aos seus ouvintes.
2.Que sejam slides apelativos.
3.Que o ajude a estabelecer rapport.
4.Capazes de reforçar a emotividade desejada.


Para apoiar o discurso e os ouvintes é importante que ao construir os seus slides opte pela simplicidade, ou seja, por pouca informação em cada slide.

Na eventualidade de necessitar de apresentar algum esquema ou organigrama mais complexo, após a sua apresentação e caso seja viável, subdivida-o em grupos nos slides seguintes.

O tamanho da letra também ajuda o acompanhamento, por isso, opte por tamanhos homogéneos. Como referência, um título pode ter o tamanho entre o 50/54. Um subtítulo entre 40/44 e o texto nunca inferior a 16, sendo o ideal o tamanho 24.

Outra característica importante é a cor que escolhe para os slides. Para além de uma cor bem escolhida transferir maior ou menor apelo, lembre-se o que é sabido, a linguagem verbal na comunicação só tem um peso de 7%!

A cor que escolher ajudará a transmitir a mensagem na medida em que provoca emoções aos ouvintes e que podem ser de aproximação ou de afastamento. Certamente que o objectivo é transferir emoções de aproximação por isso convêm saber o significado das cores.

Alguns significados das cores:

Branco: Está associado à ideia de pureza e inocência. Transmite sintomas de paz, calma, frio e limpeza. Torna-se numa excelente cor para o fundo dos slides.

Preto: Liga-se à morte, luto e ao terror. Pode-se também associar à fantasia, ao mistério e até à dignidade. Actualmente ao preto também é dado o valor de sofisticação e luxo. Torna-se numa cor boa para textos que queiram transmitir estas emoções.

Cinzento: Apesar de ser uma cor que está associada ao medo e à depressão, também transmite estabilidade, sucesso e qualidade. Assim sendo, trata-se de uma cor que associada devidamente pode ser usada em fundo dos slides.

Vermelho: É uma cor agressiva, própria de fortes emoções como, o amor, a paixão, o sangue, a violência, o desejo e o poder. Por esta razão deve-se utilizar de forma q.b. Tipo uma frase e em tamanho reduzido.

Vermelho Escuro: Simboliza liderança, requinte e elegância. É uma cor formidável para títulos cujo objectivo é transmitir estas emoções.

Verde: Associa-se a juventude, vigor, esperança e calma. Cor com forte impacto para plateias juvenis.

Verde Escuro: Simboliza tudo que é viril. Associa-se ao masculino e faz lembrar a grandeza dos oceanos. Trata-se de uma excelente cor para plateias masculinas.

Amarelo: É uma cor energética e que transmite optimismo, luz, calor e descontracção. Associa-se à prosperidade e ao Verão. É uma boa cor para utilizar em slides cujo objectivo é transferir optimismo e prosperidade à mensagem.

Laranja: Tal como o amarelo é uma cor quente e que transmite movimento e espontaneidade. Trata-se de uma excelente opção conjuntamente com o amarelo para dar energia positiva à apresentação.

Azul: É a cor do céu, do espírito e do pensamento, como também a mais fria das cores frias. Simboliza lealdade, fidelidade, personalidade, subtileza, o idealismo e o sonho. Nos momentos em que o objectivo é transmitir fidelidade e personalidade trata-se de uma cor fantástica.

Azul Escuro: É uma cor romântica. Contudo, associa-se a monotonia e falta de coragem. Trata-se de uma cor a evitar nas apresentações.

Castanho: Associa-se a Terra, o que significa: maturidade, responsabilidade, consciência, conforto, estabilidade e simplicidade. Uma óptima cor para transmitir experiência.

Rosa: É a cor da beleza, sensualidade, saúde e romantismo. Pode ser utilizada em mensagens sensuais.

Rosa Claro: Significa feminino. Remete a plateia para algo amoroso, carinhoso, terno e suave e também frágil e delicado. Pode-se usar em plateias femininas.

Salmão: Associa-se à harmonia e à felicidade. Ajuda nas apresentações a quebrar objecções.

Prateado: É uma cor moderna, liga-se às tecnologias e às inovações. Uma excelente cor para transmitir ideias.

Dourado: Associado ao ouro, à riqueza e algo majestoso. Uma excelente cor para transmitir recompensas aos ouvintes.

Bom trabalho!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Supere-se!



Um filme que retrata provavelmente uma das melhores formas de actuar para a construção de um mundo viável!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Técnicas de Apresentação em Público


Os preparativos são conhecidos, agora está prestes a iniciar a sua apresentação.

Antes disso, com alguma antecedência e calmo deve rever tudo que escreveu e procurar a existência de algum erro ou de algum último arranjo. Avalie se a conjugação de cores vai ao encontro dos seus objectivos(brevemente colocarei o significado das cores).

1ªPARTE: INÍCIO DA APRESENTAÇÃO

É a fase de maior importância. É no início que vai desbloquear as resistências e conquistar o interesse e a atenção do público. A estratégia que proponho é adapatar ao seu estilo algumas das seguintes opções:

1.Que tal contar uma pequena história que se relacione com o tema da apresentação? As histórias normalmente dispertam o interesse de quem as ouve.

2.Elogie de forma sincera a plateia.

3.Diga que será objectivo.

4.Use um tom humorado.

5.Faça uma citação de um autor respeitado pela audiência.

6.Levante uma reflexão

7.Demonstre de forma subtil que tem experiência e é conhecedor do assunto que fala.

8.Nesta fase inicial pode fazer um comentário sobre alguém presente, algum palestrante anterior, ou mesmo, algum acontecimento conhecido por toda a audiência em que tenham participado, ou não.


2ªPARTE: DESENVOLVIMENTO

FASE A - Preparação do tema a apresentar.

1.Começa a apresentação própriamente dita. Preferencialmente conte numa frase a matéria que irá abordar.

2.A seguir a proposta é fazer um relato histórico do tema ou questione um problema para o qual dará posteriormente a solução.

3.Finalmente, informe e explique todas as etapas do assunto que vai desenvolver e tratar na sua apresentação.


FASE B - Desenvolvimento do assunto principal da apresentação

1.Na eventualidade de ter feito um relato histórico, agora aborde o presente. caso tenha começado com uma metáfora termine-a aqui.

2.Questionou um problema, agora dê a solução.

3.Cumpra as etapas prometidas no desenvolvimento do tema. Use comparações, exemplos, estatísticas, testemunhos, ou seja todos os suportes que sustentem o conteúdo da sua apresentação. Caso acredite que alguém poderá fazer alguma objecção a uma ou algumas das suas afirmações este é o momento de refutá-las.

3ªPARTE: FIM

1.Breve Recapitulação

2.Com uma ou duas frases no máximo faça um resumo da sua apresentação.

3.Para encerrar elogie a audiência, mostre ou refira uma citação e aproveite a circunstância final para referir um facto bem-humorado ou levante uma reflexão.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Técnicas de Apresentação em Público (os preparativos)



Actualmente muitas são as pessoas que têm de fazer apresentações na sua empresa, na universidade, em associações e que não receberam qualquer formação para isso.

Preparar alguém para falar em público é provavelmente das coisas mais difíceis, acontecendo por vezes que o próprio formador carece de capacidades efectivas sobre esta difícil temática.

A Programação Neuro Linguística estuda e preocupa-se com todos os processos da comunicação do indivíduo e a este nível apresenta uma conduta poderosa para quem seguir os seus modelos.

A proposta que apresento é a seguinte:


PREPARATIVOS

Está prestes a falar em público?

1.A primeira orientação é que seja você mesmo pois não existe nenhuma técnica mais poderosa que a sua naturalidade.

2.Vai discursar, isto obriga a cuidar da sua gramática e vocabulário. Por vezes a simplicidade é a estratégia mais eficaz, pois não obriga a quem o ouve a fugir do seu racíocinio. Um bom vocabulário não utiliza termos pobres e vulgares, como palavrões e gírias, como também não é recomendável termos difíceis e muitas vezes incompreensíveis.

3.Quem fala têm de pronunciar bem. Preocupe-se em pronunciar bem e completamente as palavras.

4.Para manter a atenção da plateia é essencial que fale com boa intensidade. Falando muito alto, cansa-se e poderá irritar quem o ouve e falando muito baixo as pessoas podem ter dificuldade em o ouvir desistindo de o acompanhar perdendo por completo a atenção. O ideal é falar num tom adequado a cada ambiente, dependendo do tamanho da sala e do número de ouvintes.

5.Fale com uma boa velocidade. Respire correctamente e projecte bem a sua voz.

6.Fale com ritmo, dê a tonalidade de acordo com o objectivo a alcançar, desta forma consiguirá uma comunicação agradável e transmitirá congruência ao discurso.

7.Tenha uma postura correcta. Fique sempre bem posicionado.

8.Fale com emoção. O seu entusiasmo, toda a energia que dá ao seu discurso através da vibração das suas palavras confere positividade e também autoridade para interessar e envolver os seus ouvintes.

9.É fundamental que desenvolva o seu próprio estilo, que se sinta confortável e confiante consigo próprio de forma a produzir uma auto-estima fantástica.


EVITE

Mãos nos bolsos ou atrás das costas;

Cruzar os braços;

Trilhar os dedos das mãos;

Debruçar sobre a mesa, cadeira ou tribuna;

Excesso de gesticulação;

Colocar-se à frente do projector;

Apoiar-se apenas numa perna;

Movimentar-se desordenadamente de um lado para o outro da sala;

Quando estiver parado evite abrir em demasia as pernas;

Relaxar a sua postura de tronco e ombros caídos, transmite por vezes sinais de imagem negligente ou excesso de humildade;

A cabeça com excessiva regidez poderá passar uma imagem arrogante ou mesmo prepotente.


OBTENHA O SUCESSO


Ao transmitir uma fisionomia congruente com o seu discurso;

Ao distribuir o peso do seu corpo pelas duas pernas;

Ao gesticular com moderação;

Ao estabelecer um bom contacto visual com a plateia;

Ao criar uma postura amigável, utilizando o sorriso;

Ao movimentar-se quando pretende uma aproximação com a plateia, ou mesmo dar ênfase a uma determinada informação;

Ao indivizualizar os participantes;

Ao obter o seu reconhecimento;

Ao preparar a apresentação com início, meio e fim.



Brevemente apresento-lhe as dicas para a apresentação própriamente dita.

O que é a Linha do Tempo?

A terapia da Linha do Tempo, ou Regressão, é um processo diferenciado, rápido e efectivo permitindo transformar toda a cadeia de acontecimentos que causam comportamentos e,ou estados interiores indesejáveis.

Trata-se por isso de uma viagem à verdadeira causa,ou seja, à origem do problema que afecta o individuo no momento actual.

Após o diagnóstico do problema, a linha do tempo actua também ao nível dos estados negativos e das crenças limitadores, transferindo o indivíduo para um estado positivo e para decisões mais congruentes originando-lhe novas possibilidades.

Como a Linha do Tempo vai à procura do primeiro acontecimento, podendo mesmo originar a ida a gerações passadas e posteriormente projecta o indivíduo para o futuro, trata-se sem dúvida de uma das ferramentas mais poderosas da PNL.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

O poder do sonho



Tudo que o homem produz é resultado de um sonho!

Antes de tudo ter acontecido o Homem imaginou o seu resultado.

Como é possível determinados individuos terem resultados e outros não?

Provavelmente uns tiveram medo de agir e fizeram do sonho uma lenda bonita, outros agiram sem estratégia nem determinação e os seus resultados ficaram abaixo das suas expectativas mantendo-se os seus sonhos por concretizar.

Finalmente alguns partiram para a acção num estado confiante, apaixonado, alegre; conheciam bem o que queriam, quais eram os seus objectivos; mediram as respostas das suas acções, direccionando-as para os seus objectivos e tiveram a capacidade para perceber as alterações que tinham que efectuar para tornarem os seus sonhos realidade.

Os sonhos quando são implementados com paixão e estratégia produzem acontecimentos, ou seja, são poderosos!

Cérebro e comunicação



Este é o primeiro tópico que escrevo como coach certificado em Programação Neuro Linguística. Sendo a PNL o estudo da forma como a linguagem, tanto verbal como não verbal, afecta o nosso sistema nervoso, decidi publicar este video que explica de forma simples e objectiva a activação cerebral no processo comunicativo.