quarta-feira, 31 de março de 2010

Sintaxe Mental



A sintaxe mental é um dos principais "segredos" da PNL e que pratico no processo de desenvolvimento de capacidades do coachee no âmbito de Personal Trainer.

Este é um tema tabú, raramente trabalhado e com pouca literatura objectiva sobre o assunto.

Em que consiste a sintaxe mental?

A sintaxe mental refere-se ao modo como o individuo organiza a sua comunicação com o sistema nervoso, ou seja, como organiza os seus pensamentos.

Exemplo 1:
A nível gramatical temos o sujeito, predicado e complemento que exemplifico da seguinte forma:

Eu estou com fome. Esta é a organização que dou, ou seja, a minha sintaxe gramatical.

Contudo alguém pode dizer:

Com fome eu estou. Ou até, com fome estou eu. São formas incorrectas, embora possam ser perceptiveis, contudo não têm o mesmo resultado.


Exemplo 2:
Entrego-lhe os meus números de telemóvel 989192124

Agora sabe os meus números de telemóvel!

Acha que me consegue ligar?

Evidentemente que não, isto porque desconhece a sequência correcta. Só quando a descobrir é que efectivamente consegue comunicar comigo.

Com estes exemplos conclui-se, que muitas vezes, as pessoas quando comunicam entre si têm ideias comuns e contudo divergem. Isto só acontece porque têm conceitos diferentes, a má comunicação é regularmente fruto das pessoas utilizarem códigos diferentes, ou seja, sintaxes mentais diferentes, o que provoca por vezes conflitos.

Quando o objectivo é económico e as pessoas procuram o conhecimento junto de um gurú, ele dá por vezes, esse conhecimento solto, tornando-se difícil descodificar a sua sintaxe mental. Isto acontece, porque o individuo do conhecimento sabe que o verdadeiro conhecimento não é o conhecimento, é sim a sintaxe mental. Este é que é o verdadeiro segredo.

A reflexão que proponho que faça é simples:

Sempre que procura conhecimento preocupa-se em compreender como o sábio chegou ao saber?

Qual a forma como organizou os seus pensamentos?

Qual o seu estado no momento em que os organizou?

terça-feira, 30 de março de 2010

Reenquadrar é conquistar



Hoje quero partilhar este filme e recordar que existem histórias de conquistas muito importantes que iniciaram-se de coisas insignificantes!

É por vezes a capacidade de reenquadrar que faz a diferença. Há alguém capaz de ver numa floresta um jardim e também há alguém capaz de ver da mesma floresta um pântano.

Há quem observe numa crise uma oportunidade e há quem observe numa crise o caos.

Um individuo pode ver de um conjunto de caixas vazias lixo, outro individuo pode ver uma nova forma de decorar.

O que é preciso é inovar e reenquadrar o que existe ou existiu numa nova forma de existir.

É aquilo que Hegel denominou de "eterno devir".

Hoje sou o que sou amanhã serei outra coisa e só serei se correr da mesma forma que corri para ser quem sou.

Tudo que acredite é possivel conquistar, para isso só tem que actuar!

Quando a acção é urgente o melhor é modelar a excelência. Sobre o modelar, estratégia de maior impacto na PNL, em breve escreverei.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Survey: Percepção da Mensagem Publicitária


Os slides desconfiguraram-se ao gravar no blogue, as desculpas pelo facto.


Tratando-se a PNL de uma ciência prática da forma como comunicamos connosco e com os outros, irei publicando, conforme a minha disponibilidade de tempo livre, alguns estudos que vou realizando ao nível do modelo de percepção e comunicação.

Nesta apresentação, encontra alguns dos aspectos da analise que fiz relativamente ao survey sobre a Percepção da mensagem Publicitária.

terça-feira, 23 de março de 2010

O poder das crenças


Este filme apesar de ter uma referência publicitária está muito bem conseguido.

Qual é o poder das crenças?

As crenças ou convicções são a causa do seu comportamento. É através das crenças que autoriza e justifica os seus actos. As pessoas servem-se das crenças para percorrer o desconhecido e é através das suas crenças que projecta o seu futuro.

As crenças são poderosas porque transmitem convicções que potencializam a sua acção e é por esta razão que muito do que faz, ou deixa de fazer, é motivado pelas suas crenças.

Os principais tipos de crenças são:

1. Identidade: Eu sou feio, Eu sou meigo.

2. Significado: Se não casar com ela, significa que vou ficar solteiro?

3. Causa: Porque não falo alemão? Meu avô não fala, meu pai não fala, eu saio a eles.


Existem crenças que provocam convicções fortalecedoras:

Eu consigo!

Eu sou capaz!

Eu mereço!

Existem crenças que provocam convicções enfraquecedoras:

É impossível!

Não consigo!

Não é para mim!


Agora, sabe que para alargar horizontes precisa de convicções ilimitadas!

Há!... e você merece!

sábado, 20 de março de 2010

Uma homenagem ao feedback familiar!



Um filme para ver e pensar no feedback familiar pois, há vida para além da profissão!

Bom fim-de-semana.

Feedback


Quando é importante o feedback?

Quando define um objectivo para a sua vida, conhece bem as razões que o leva a definir o objectivo. Contudo durante a acção, ou seja, o percurso que toma para atingir o seu objectivo, existem momentos em que tem de avaliar o resultado que está a obter para que saiba se está a aproximar-se ou a afastar-se do seu objectivo.

É nesta avaliação que deve receber feedback para poder ajustar os métodos de forma a obter o seu objectivo.

Neste período, os resultados da acção devem ser avaliados com clareza, pois quanto melhor for a avaliação, isto é, o feedback maior é a probabilidade de ter sucesso.

Caso algo esteja a falhar e a correr pela negativa, será certamente corrigido com feedback, o que significa que:

Falhar não existe, o que existe é somente feedback!!


Como é que dou feedback eficaz?

Para o feedback ser eficaz por quem recebe tem que ser positivo. Esta é uma regra universal no feedback.

O treinamento que dou a um coachee numa sessão de PNL, para dar bom feedback resume-se a 4 etapas:

1.O que especificamente fez bem foi...

2.Demonstra ambição, motivação, criatividade...

3.Pode talvez melhorar...

4.Força, continua, és capaz! (dar estimulo para continuar)


A melhor forma para dar bom feedback é perguntar-se:

- Como gosto de receber feedback?

sábado, 13 de março de 2010

Liderança: A importância da hierarquia dos valores



Neste filme pode-se observar uma cadeia de valores que podem, ou não, estar de acordo com a hierarquia de valores do autor do filme.

Contudo o autor refere que decidir, presidir, perseguir, guiar, incentivar, destacar, orientar, incompreensão, solidão, submissão, conduzir e ensinar, fazem parte dos valores de liderança.

O conceito de liderança para o coach de PNL é ser capaz de criar seguidores e só precisa de ter um seguidor para o indivíduo preocupar-se com os comportamentos de liderança.

Existem líderes cujos seguidores reconhecem enormes capacidades e habilidades nos domínios em que exercem a sua liderança, contudo por vezes deixam-nos de os ouvir.

E porque razão acontece?

Normalmente é devido à falta de capacidade de descentrar para o sujeito que o ouve de forma a interpretar os valores e a respectiva hierarquia de valores dos seus seguidores.

Imagine um líder que sensibiliza os seus seguidores a aceitarem trabalhar mais uma hora por dia e que segundo o lider o valor principal é a manutenção do emprego.

Ele transmite à sua equipa que é preciso trabalhar mais uma hora por dia de forma a garantir o emprego de todos os elementos da equipa. Este discurso, centrado nos valores do líder pode não corresponder à hierarquia de valores da equipa.

Suponha que para a maioria dos elementos da equipa o valor que os levará a trabalhar mais uma hora é garantir um maior rendimento financeiro.

Nestas circunstâncias dificilmente o líder conseguirá persuadir a sua equipa enquanto não lhes transmitir como principal valor mais rendimento.

Por este motivo, na PNL, o coachee é motivado a instigar a hierarquia de valores dos seus seguidores de forma a exercer uma liderança de sucesso. A forma de o saber é perguntando:

O que é mais importante para si?

Para trabalhar mais uma hora valoriza mais o rendimento ou a segurança de emprego?

O que é mais importante que a segurança para além do rendimento?

Estas perguntas são formas de o líder descentrar-se para o sujeito e ser respeitado já que está a preocupar-se pela hierarquia de valores do seu seguidor.


E para si, que comportamento é mais importante num líder?

quarta-feira, 10 de março de 2010

Network



Hoje a civilização humana sobrevaloriza a comunicação e a tecnologia. O network, por esta razão pode apoiar ou destruir os objectivos profissionais das pessoas.

Sendo a PNL, uma ciência prática da comunicação, preocupa-se com o network e actualmente, por vezes, o coach solicita ao coachee para que tenha sinceras preocupações ao nível das redes sociais.


A principal orientação é:

A sua rede de contactos é preponderante para o seu crescimento e visibilidade, para a sua progressão profissional e para o cumprimento dos seus objectivos.


Por esta razão, existe necessidade de avaliar a sua rede de contactos. As duas primeiras perguntas que deve responder são:

1.A sua rede de contactos tem as pessoas que necessita para alcançar os seus objectivos?

2.As pessoas da sua rede de contactos sustentam a sua estratégia?


Posteriormente deve fazer o seguinte exercício:

Coloque pelo menos 3 nomes de pessoas em cada pergunta.

1.Quem é que não pertence à sua rede de contactos e gostaria que pertencesse?

2.Quem é que já pertence e precisa de ser mais envolvido?

3.Quem é que já pertence e necessita de dispensar? (referente a valores, crenças e convicções que podem prejudicar os seus objecticos)


Depois da avaliação, implemente, de forma a poder pôr em prática o seu plano de sucesso!

sábado, 6 de março de 2010

Apresentação em Público (interagir com o público)



Após a apresentação, surge o momento da relação do palestrante com os ouvintes. Nesta fase, por vezes, volta o nervosismo que tinha acontecido no inicio da apresentação só que agora desnecessariamente. Lembre-se que domina as técnicas de apresentação e mais importante, domina o tema da apresentação.

No caso de serem seus subordinados, a sua confiança, positividade e reconhecimento pelas capacidades dos ouvintes é normalmente a alavanca para uma boa interacção.

Numa apresentação onde as pessoas foram livremente para o ouvir, normalmente é porque o admiram e gostam de si, por isso a sua paixão e reconhecimento pelo sujeito que o ouve também é a garantia de uma boa interacção.

Existe contudo a possibilidade de discordância sobre um tema ou parte de um tema, de um conceito, de uma análise e de outros factos da sua apresentação. Quando isto lhe acontecer não desespere e siga as seguintes dicas:

Lembre-se,

1.Ninguém é o dono da verdade. A definição que dá a algum aspecto da sua apresentação pode ter outra definição, também válida, por alguém que o ouve.

2.O comportamento do ouvinte tem sempre um propósito positivo. Mesmo quando a pergunta é contraditória à corrente de pensamento ou analise que apresentou, esta contestação tem como ponto de partida um princípio positivo, que é a defesa de opinião dessa pessoa.

3.A forma mais eficaz para estabelecer harmonia e cooperação é através do rapport.

4.Dirigir a atenção para o exterior, o aqui e agora.

5.A utilização de metáforas é uma estratégia poderosa para vencer resistências e clarificar um assunto.

O que é o rapport?

Rapport ou empatia é a tomada de consciência do sistema de representação do outro para aceitar e respeitar a sua sugestão de forma a garantir a confiança entre as pessoas e a sua compreensão.

Como criamos rapport?

O processo de rapport começa por Calibrar, isto é, demonstrar à outra pessoa que a entendemos, valorizamos e partilhamos as suas opiniões. A seguir é Sincronizar, ou seja, acompanhamos de forma discreta a sua postura, a sua respiração, imitamos discretamente alguns movimentos, igualamos o volume da voz, a tonalidade, o seu tempo, dizemos alguns predicados comuns, igualamos valores, normas e estilos de pensamento. Posteriormente criamos Rapport, o que significa, respeitar e concordar com os valores e o ponto de vista do outro de forma a melhorar a qualidade da relação e de influência. Finalmente, Conduzimos o outro para uma identificação ou entendimento.

Quando fizer parte de si esta forma de interagir com os outros, tudo será fácil!