sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Supere-se!
Um filme que retrata provavelmente uma das melhores formas de actuar para a construção de um mundo viável!
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Técnicas de Apresentação em Público

Os preparativos são conhecidos, agora está prestes a iniciar a sua apresentação.
Antes disso, com alguma antecedência e calmo deve rever tudo que escreveu e procurar a existência de algum erro ou de algum último arranjo. Avalie se a conjugação de cores vai ao encontro dos seus objectivos(brevemente colocarei o significado das cores).
1ªPARTE: INÍCIO DA APRESENTAÇÃO
É a fase de maior importância. É no início que vai desbloquear as resistências e conquistar o interesse e a atenção do público. A estratégia que proponho é adapatar ao seu estilo algumas das seguintes opções:
1.Que tal contar uma pequena história que se relacione com o tema da apresentação? As histórias normalmente dispertam o interesse de quem as ouve.
2.Elogie de forma sincera a plateia.
3.Diga que será objectivo.
4.Use um tom humorado.
5.Faça uma citação de um autor respeitado pela audiência.
6.Levante uma reflexão
7.Demonstre de forma subtil que tem experiência e é conhecedor do assunto que fala.
8.Nesta fase inicial pode fazer um comentário sobre alguém presente, algum palestrante anterior, ou mesmo, algum acontecimento conhecido por toda a audiência em que tenham participado, ou não.
2ªPARTE: DESENVOLVIMENTO
FASE A - Preparação do tema a apresentar.
1.Começa a apresentação própriamente dita. Preferencialmente conte numa frase a matéria que irá abordar.
2.A seguir a proposta é fazer um relato histórico do tema ou questione um problema para o qual dará posteriormente a solução.
3.Finalmente, informe e explique todas as etapas do assunto que vai desenvolver e tratar na sua apresentação.
FASE B - Desenvolvimento do assunto principal da apresentação
1.Na eventualidade de ter feito um relato histórico, agora aborde o presente. caso tenha começado com uma metáfora termine-a aqui.
2.Questionou um problema, agora dê a solução.
3.Cumpra as etapas prometidas no desenvolvimento do tema. Use comparações, exemplos, estatísticas, testemunhos, ou seja todos os suportes que sustentem o conteúdo da sua apresentação. Caso acredite que alguém poderá fazer alguma objecção a uma ou algumas das suas afirmações este é o momento de refutá-las.
3ªPARTE: FIM
1.Breve Recapitulação
2.Com uma ou duas frases no máximo faça um resumo da sua apresentação.
3.Para encerrar elogie a audiência, mostre ou refira uma citação e aproveite a circunstância final para referir um facto bem-humorado ou levante uma reflexão.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Técnicas de Apresentação em Público (os preparativos)

Actualmente muitas são as pessoas que têm de fazer apresentações na sua empresa, na universidade, em associações e que não receberam qualquer formação para isso.
Preparar alguém para falar em público é provavelmente das coisas mais difíceis, acontecendo por vezes que o próprio formador carece de capacidades efectivas sobre esta difícil temática.
A Programação Neuro Linguística estuda e preocupa-se com todos os processos da comunicação do indivíduo e a este nível apresenta uma conduta poderosa para quem seguir os seus modelos.
A proposta que apresento é a seguinte:
PREPARATIVOS
Está prestes a falar em público?
1.A primeira orientação é que seja você mesmo pois não existe nenhuma técnica mais poderosa que a sua naturalidade.
2.Vai discursar, isto obriga a cuidar da sua gramática e vocabulário. Por vezes a simplicidade é a estratégia mais eficaz, pois não obriga a quem o ouve a fugir do seu racíocinio. Um bom vocabulário não utiliza termos pobres e vulgares, como palavrões e gírias, como também não é recomendável termos difíceis e muitas vezes incompreensíveis.
3.Quem fala têm de pronunciar bem. Preocupe-se em pronunciar bem e completamente as palavras.
4.Para manter a atenção da plateia é essencial que fale com boa intensidade. Falando muito alto, cansa-se e poderá irritar quem o ouve e falando muito baixo as pessoas podem ter dificuldade em o ouvir desistindo de o acompanhar perdendo por completo a atenção. O ideal é falar num tom adequado a cada ambiente, dependendo do tamanho da sala e do número de ouvintes.
5.Fale com uma boa velocidade. Respire correctamente e projecte bem a sua voz.
6.Fale com ritmo, dê a tonalidade de acordo com o objectivo a alcançar, desta forma consiguirá uma comunicação agradável e transmitirá congruência ao discurso.
7.Tenha uma postura correcta. Fique sempre bem posicionado.
8.Fale com emoção. O seu entusiasmo, toda a energia que dá ao seu discurso através da vibração das suas palavras confere positividade e também autoridade para interessar e envolver os seus ouvintes.
9.É fundamental que desenvolva o seu próprio estilo, que se sinta confortável e confiante consigo próprio de forma a produzir uma auto-estima fantástica.
EVITE
Mãos nos bolsos ou atrás das costas;
Cruzar os braços;
Trilhar os dedos das mãos;
Debruçar sobre a mesa, cadeira ou tribuna;
Excesso de gesticulação;
Colocar-se à frente do projector;
Apoiar-se apenas numa perna;
Movimentar-se desordenadamente de um lado para o outro da sala;
Quando estiver parado evite abrir em demasia as pernas;
Relaxar a sua postura de tronco e ombros caídos, transmite por vezes sinais de imagem negligente ou excesso de humildade;
A cabeça com excessiva regidez poderá passar uma imagem arrogante ou mesmo prepotente.
OBTENHA O SUCESSO
Ao transmitir uma fisionomia congruente com o seu discurso;
Ao distribuir o peso do seu corpo pelas duas pernas;
Ao gesticular com moderação;
Ao estabelecer um bom contacto visual com a plateia;
Ao criar uma postura amigável, utilizando o sorriso;
Ao movimentar-se quando pretende uma aproximação com a plateia, ou mesmo dar ênfase a uma determinada informação;
Ao indivizualizar os participantes;
Ao obter o seu reconhecimento;
Ao preparar a apresentação com início, meio e fim.
Brevemente apresento-lhe as dicas para a apresentação própriamente dita.
O que é a Linha do Tempo?
A terapia da Linha do Tempo, ou Regressão, é um processo diferenciado, rápido e efectivo permitindo transformar toda a cadeia de acontecimentos que causam comportamentos e,ou estados interiores indesejáveis.
Trata-se por isso de uma viagem à verdadeira causa,ou seja, à origem do problema que afecta o individuo no momento actual.
Após o diagnóstico do problema, a linha do tempo actua também ao nível dos estados negativos e das crenças limitadores, transferindo o indivíduo para um estado positivo e para decisões mais congruentes originando-lhe novas possibilidades.
Como a Linha do Tempo vai à procura do primeiro acontecimento, podendo mesmo originar a ida a gerações passadas e posteriormente projecta o indivíduo para o futuro, trata-se sem dúvida de uma das ferramentas mais poderosas da PNL.
Trata-se por isso de uma viagem à verdadeira causa,ou seja, à origem do problema que afecta o individuo no momento actual.
Após o diagnóstico do problema, a linha do tempo actua também ao nível dos estados negativos e das crenças limitadores, transferindo o indivíduo para um estado positivo e para decisões mais congruentes originando-lhe novas possibilidades.
Como a Linha do Tempo vai à procura do primeiro acontecimento, podendo mesmo originar a ida a gerações passadas e posteriormente projecta o indivíduo para o futuro, trata-se sem dúvida de uma das ferramentas mais poderosas da PNL.

domingo, 21 de fevereiro de 2010
O poder do sonho
Tudo que o homem produz é resultado de um sonho!
Antes de tudo ter acontecido o Homem imaginou o seu resultado.
Como é possível determinados individuos terem resultados e outros não?
Provavelmente uns tiveram medo de agir e fizeram do sonho uma lenda bonita, outros agiram sem estratégia nem determinação e os seus resultados ficaram abaixo das suas expectativas mantendo-se os seus sonhos por concretizar.
Finalmente alguns partiram para a acção num estado confiante, apaixonado, alegre; conheciam bem o que queriam, quais eram os seus objectivos; mediram as respostas das suas acções, direccionando-as para os seus objectivos e tiveram a capacidade para perceber as alterações que tinham que efectuar para tornarem os seus sonhos realidade.
Os sonhos quando são implementados com paixão e estratégia produzem acontecimentos, ou seja, são poderosos!
Cérebro e comunicação
Este é o primeiro tópico que escrevo como coach certificado em Programação Neuro Linguística. Sendo a PNL o estudo da forma como a linguagem, tanto verbal como não verbal, afecta o nosso sistema nervoso, decidi publicar este video que explica de forma simples e objectiva a activação cerebral no processo comunicativo.
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