quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sabemos mesmo o caminho que queremos?

Uma das primeiras coisas que se aprende em PNL é a comandar a vida!

Parece fácil não é? Eu nasci, recebi abraços e carinho dos meus entes queridos,
colocaram-me uma chupeta para me acalmar, mudaram-me de fralda para me confortar,
entretanto aprendi a gatinhar, consegui soletrar as primeiras palavras e de repente
como me senti feliz por ser capaz de dar os primeiros passos! Como achei que a
partir daquele momento iria ser capaz de comandar a minha vida! Puro engano de
bebé... conforme fui crescendo fui perdendo lucidez, quantas vezes eu fiz o
contrário do que o meu cérebro me mandava; e para me manter na rota do sucesso
precisei de acabar com todas estas incongruências.

Lembrou-se de si em alguns momentos?! Amanhã vamos para a praia! diz hoje ao final
do dia à sua família. Amanhã, lembra-se que se calhar é melhor ir para o campo fazer
um piquenique e lá vai para o piquenique, a meio do caminho o filho diz: - Pai vamos
para a praia e você viu tanta carência e amor naquele pedido que de repente faz
inversão de marche e záááásss... vai para a praia!

Esta incongruência é boa?

Na vida pessoal ou profissional é importante estabelecer uma estratégia!

Para onde é que quer ir, quando é que quer ir e com quem é que quer ir para que
saiba quais são as coisas que o podem ajudar a chegar lá.

Por exemplo, nas vendas para atingir os seus objectivos tem que saber, onde vai ter
que ir, quando é que lá vai e com quem é que vai falar.
Para tudo isto, precisa de aprender a formular os seus objectivos (na vida pessoal
para além dos objectivos também se inclui os sonhos ou desejos) para fixar na sua
mente o que quer e como vai conseguir lá chegar.

Lembre-se, quando os objectivos são inteligentes não há limites para os resultados
que estão à sua disposição e que objectivos limitados criam vidas limitadas!

Então se isto é verdade (alguém duvida da última afirmação?) o que é que eu preciso
de fazer? Preciso de um plano, agora!

A partir daqui, aconselho a só continuar a ler se quiser pegar numas
folhas de papel em branco e numa caneta e preparar-se para planear o seu futuro.
Escolha um local confortável, que o possa inspirar e demore cerca de 1 hora a
planear o seu futuro para comandar a sua vida. Para já, escreva todos os seus
sonhos, os seus desejos e os seus objectivos de forma concentrada. Descreva tudo que
lhe vá na alma, o que quer ser, aprender, fazer, ver, partilhar, criar, sentir, sem
qualquer tipo de limitações. Um aspecto muito importante, não basta dizer que quer
um carro novo por exemplo, precisa de especificar a marca, a cor, etc.

Antes que alguma coisa venha a acontecer no mundo externo você precisa de ter uma
representação interna, é essa imagem interna que vai programar o seu cérebro e o seu
corpo para atingir o objectivo. Sem visualizar nem acreditar no resultado ele não
acontece.

Aposte forte nesta tarefa. Veja-a, ouça-a e sinta-a, como a mais importante da sua
vida. É aqui que vai definir o seu rumo, o seu futuro. Aposte nele!

Depois de escrever os objectivos vai precisar de os formular e eu em breve
escreverei aqui no blogue como se formulam objectivos.

Para finalizar, quero dizer-lhe que a PNL utiliza técnicas práticas e que esta
proposta que lhe estou a consciencializar para poder dar um rumo à sua vida é para o fazer despertar da necessidade de agir, já que caso tenha dificuldades de estabelecer objectivos e estratégias para os conseguir só obterá resultados com as ferramentas práticas da PNL.

Sem comentários:

Enviar um comentário