segunda-feira, 19 de abril de 2010

Decepção


Em homenagem a alguns amigos que foram dispensados recentemente.

Quando alguém sofre uma decepção, nesse momento, assume-se por vezes dificuldades em compreender o acontecimento. A comunicação interna questiona o caminho que levou à decepção.

Certo dia, um amigo meu, vendedor de profissão, recebeu um telefonema do seu superior hierárquico a pedir a sua presença na empresa ao fim da tarde...

Depois de um dia de negócios positivo, trazia consigo uma nota de encomenda para fornecer uma fotocopiadora e quem conhece este mercado sabe bem o quanto saboroso é um dia destes, lá se encaminhou para as instalações da sua empresa.

Alegremente, cumprimenta a secretária e quando observa o seu chefe, com alguma euforia, diz-lhe: Trouxe um negócio!

O chefe dá-lhe os parabéns e sem grande entusiasmo pede-lhe para o acompanhar ao seu gabinete.

Ambos sentados, separados por uma secretária, o chefe começa por enaltecer o trabalho do meu amigo, da sua capacidade profissional e os seus fantásticos resultados contudo, continua a falar o chefe, a empresa decidiu fazer uma reestruturação para enfrentar a crise e decidiu despedi-lo.

Esta foi uma das maiores decepções do meu amigo!

A primeira pergunta foi, porquê eu?

A primeira afirmação foi, odeio-vos!

A sua mente, segundo referiu, percorreu a uma enorme velocidade todos os momentos que o ligavam à sua empresa. O dia da admissão, o primeiro negócio, os primeiros sorrisos, as primeiras tristezas, tudo... tudo aquilo que deu e recebeu durante inúmeras horas da sua vida.

Esta viagem mental, ampliou as suas mágoas e chorou! Chorou...chorou...chorou...

Quando se vive uma decepção o individuo tem tendência a vivenciar esta mágoa e em relação a este momento de tristeza, ninguém o podia ajudar.

Agora que limpou as lágrimas, digo-lhe: - As tuas capacidades foram ampliadas!

Procura transferir toda a energia de dor para servir novamente como serviste.

Lembra-te que o mundo dá diariamente oportunidades, todos os dias abrem novas empresas, surgem novas ideias e tu que trabalhas com a missão de servir és preciso para participar na construção de um mundo melhor!

Transfere esse ódio em força de vontade!

Transfere essa tristeza em alegria para vencer!

Transfere essa mágoa em busca de oportunidade!

Transfere essas lágrimas em sorrisos para viver!




terça-feira, 6 de abril de 2010

Liderança: Missão e Valores.



Neste filme visualizamos, ouvimos e sentimos os valores-chave de uma Liderança genuina que é o propósito de vida.

Para avaliar a missão, o propósito de vida, utiliza-se a seguinte estrutura:

1. O seu objectivo de vida

2. O seu valor-chave

3. A relação entre o objectivo e o valor.


Exemplificando:

Imagine que o seu objectivo profissional é ser formador(1) e que o seu valor-chave é a felicidade em rever-se nos outros(2). A estrutura ficaria assim:

Ser formador(1)vai ajudar-me a melhor alcançar a felicidade a rever-me nos outros(2) porque a aprendizagem que estou a receber vai permitir-me ajudar a criar bons profissionais(3).

Conectar os seus planos e valores para melhor compreender o seu propósito de vida, ajuda-o no seu seu processo de liderança e a tornar os objectivos da sua liderança ainda mais irresistiveis.