domingo, 28 de fevereiro de 2010

Apresentação em Público (construção dos slides)

Quando inicia a construção dos slides, normalmente em PowerPoint, para uma apresentação em público, provavelmente algumas das suas principais preocupações são:

1.Que apoiem o seu discurso e façam o acompanhamento da mensagem aos seus ouvintes.
2.Que sejam slides apelativos.
3.Que o ajude a estabelecer rapport.
4.Capazes de reforçar a emotividade desejada.


Para apoiar o discurso e os ouvintes é importante que ao construir os seus slides opte pela simplicidade, ou seja, por pouca informação em cada slide.

Na eventualidade de necessitar de apresentar algum esquema ou organigrama mais complexo, após a sua apresentação e caso seja viável, subdivida-o em grupos nos slides seguintes.

O tamanho da letra também ajuda o acompanhamento, por isso, opte por tamanhos homogéneos. Como referência, um título pode ter o tamanho entre o 50/54. Um subtítulo entre 40/44 e o texto nunca inferior a 16, sendo o ideal o tamanho 24.

Outra característica importante é a cor que escolhe para os slides. Para além de uma cor bem escolhida transferir maior ou menor apelo, lembre-se o que é sabido, a linguagem verbal na comunicação só tem um peso de 7%!

A cor que escolher ajudará a transmitir a mensagem na medida em que provoca emoções aos ouvintes e que podem ser de aproximação ou de afastamento. Certamente que o objectivo é transferir emoções de aproximação por isso convêm saber o significado das cores.

Alguns significados das cores:

Branco: Está associado à ideia de pureza e inocência. Transmite sintomas de paz, calma, frio e limpeza. Torna-se numa excelente cor para o fundo dos slides.

Preto: Liga-se à morte, luto e ao terror. Pode-se também associar à fantasia, ao mistério e até à dignidade. Actualmente ao preto também é dado o valor de sofisticação e luxo. Torna-se numa cor boa para textos que queiram transmitir estas emoções.

Cinzento: Apesar de ser uma cor que está associada ao medo e à depressão, também transmite estabilidade, sucesso e qualidade. Assim sendo, trata-se de uma cor que associada devidamente pode ser usada em fundo dos slides.

Vermelho: É uma cor agressiva, própria de fortes emoções como, o amor, a paixão, o sangue, a violência, o desejo e o poder. Por esta razão deve-se utilizar de forma q.b. Tipo uma frase e em tamanho reduzido.

Vermelho Escuro: Simboliza liderança, requinte e elegância. É uma cor formidável para títulos cujo objectivo é transmitir estas emoções.

Verde: Associa-se a juventude, vigor, esperança e calma. Cor com forte impacto para plateias juvenis.

Verde Escuro: Simboliza tudo que é viril. Associa-se ao masculino e faz lembrar a grandeza dos oceanos. Trata-se de uma excelente cor para plateias masculinas.

Amarelo: É uma cor energética e que transmite optimismo, luz, calor e descontracção. Associa-se à prosperidade e ao Verão. É uma boa cor para utilizar em slides cujo objectivo é transferir optimismo e prosperidade à mensagem.

Laranja: Tal como o amarelo é uma cor quente e que transmite movimento e espontaneidade. Trata-se de uma excelente opção conjuntamente com o amarelo para dar energia positiva à apresentação.

Azul: É a cor do céu, do espírito e do pensamento, como também a mais fria das cores frias. Simboliza lealdade, fidelidade, personalidade, subtileza, o idealismo e o sonho. Nos momentos em que o objectivo é transmitir fidelidade e personalidade trata-se de uma cor fantástica.

Azul Escuro: É uma cor romântica. Contudo, associa-se a monotonia e falta de coragem. Trata-se de uma cor a evitar nas apresentações.

Castanho: Associa-se a Terra, o que significa: maturidade, responsabilidade, consciência, conforto, estabilidade e simplicidade. Uma óptima cor para transmitir experiência.

Rosa: É a cor da beleza, sensualidade, saúde e romantismo. Pode ser utilizada em mensagens sensuais.

Rosa Claro: Significa feminino. Remete a plateia para algo amoroso, carinhoso, terno e suave e também frágil e delicado. Pode-se usar em plateias femininas.

Salmão: Associa-se à harmonia e à felicidade. Ajuda nas apresentações a quebrar objecções.

Prateado: É uma cor moderna, liga-se às tecnologias e às inovações. Uma excelente cor para transmitir ideias.

Dourado: Associado ao ouro, à riqueza e algo majestoso. Uma excelente cor para transmitir recompensas aos ouvintes.

Bom trabalho!

2 comentários: