terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Técnicas de Apresentação em Público


Os preparativos são conhecidos, agora está prestes a iniciar a sua apresentação.

Antes disso, com alguma antecedência e calmo deve rever tudo que escreveu e procurar a existência de algum erro ou de algum último arranjo. Avalie se a conjugação de cores vai ao encontro dos seus objectivos(brevemente colocarei o significado das cores).

1ªPARTE: INÍCIO DA APRESENTAÇÃO

É a fase de maior importância. É no início que vai desbloquear as resistências e conquistar o interesse e a atenção do público. A estratégia que proponho é adapatar ao seu estilo algumas das seguintes opções:

1.Que tal contar uma pequena história que se relacione com o tema da apresentação? As histórias normalmente dispertam o interesse de quem as ouve.

2.Elogie de forma sincera a plateia.

3.Diga que será objectivo.

4.Use um tom humorado.

5.Faça uma citação de um autor respeitado pela audiência.

6.Levante uma reflexão

7.Demonstre de forma subtil que tem experiência e é conhecedor do assunto que fala.

8.Nesta fase inicial pode fazer um comentário sobre alguém presente, algum palestrante anterior, ou mesmo, algum acontecimento conhecido por toda a audiência em que tenham participado, ou não.


2ªPARTE: DESENVOLVIMENTO

FASE A - Preparação do tema a apresentar.

1.Começa a apresentação própriamente dita. Preferencialmente conte numa frase a matéria que irá abordar.

2.A seguir a proposta é fazer um relato histórico do tema ou questione um problema para o qual dará posteriormente a solução.

3.Finalmente, informe e explique todas as etapas do assunto que vai desenvolver e tratar na sua apresentação.


FASE B - Desenvolvimento do assunto principal da apresentação

1.Na eventualidade de ter feito um relato histórico, agora aborde o presente. caso tenha começado com uma metáfora termine-a aqui.

2.Questionou um problema, agora dê a solução.

3.Cumpra as etapas prometidas no desenvolvimento do tema. Use comparações, exemplos, estatísticas, testemunhos, ou seja todos os suportes que sustentem o conteúdo da sua apresentação. Caso acredite que alguém poderá fazer alguma objecção a uma ou algumas das suas afirmações este é o momento de refutá-las.

3ªPARTE: FIM

1.Breve Recapitulação

2.Com uma ou duas frases no máximo faça um resumo da sua apresentação.

3.Para encerrar elogie a audiência, mostre ou refira uma citação e aproveite a circunstância final para referir um facto bem-humorado ou levante uma reflexão.

Sem comentários:

Enviar um comentário