sábado, 13 de março de 2010

Liderança: A importância da hierarquia dos valores



Neste filme pode-se observar uma cadeia de valores que podem, ou não, estar de acordo com a hierarquia de valores do autor do filme.

Contudo o autor refere que decidir, presidir, perseguir, guiar, incentivar, destacar, orientar, incompreensão, solidão, submissão, conduzir e ensinar, fazem parte dos valores de liderança.

O conceito de liderança para o coach de PNL é ser capaz de criar seguidores e só precisa de ter um seguidor para o indivíduo preocupar-se com os comportamentos de liderança.

Existem líderes cujos seguidores reconhecem enormes capacidades e habilidades nos domínios em que exercem a sua liderança, contudo por vezes deixam-nos de os ouvir.

E porque razão acontece?

Normalmente é devido à falta de capacidade de descentrar para o sujeito que o ouve de forma a interpretar os valores e a respectiva hierarquia de valores dos seus seguidores.

Imagine um líder que sensibiliza os seus seguidores a aceitarem trabalhar mais uma hora por dia e que segundo o lider o valor principal é a manutenção do emprego.

Ele transmite à sua equipa que é preciso trabalhar mais uma hora por dia de forma a garantir o emprego de todos os elementos da equipa. Este discurso, centrado nos valores do líder pode não corresponder à hierarquia de valores da equipa.

Suponha que para a maioria dos elementos da equipa o valor que os levará a trabalhar mais uma hora é garantir um maior rendimento financeiro.

Nestas circunstâncias dificilmente o líder conseguirá persuadir a sua equipa enquanto não lhes transmitir como principal valor mais rendimento.

Por este motivo, na PNL, o coachee é motivado a instigar a hierarquia de valores dos seus seguidores de forma a exercer uma liderança de sucesso. A forma de o saber é perguntando:

O que é mais importante para si?

Para trabalhar mais uma hora valoriza mais o rendimento ou a segurança de emprego?

O que é mais importante que a segurança para além do rendimento?

Estas perguntas são formas de o líder descentrar-se para o sujeito e ser respeitado já que está a preocupar-se pela hierarquia de valores do seu seguidor.


E para si, que comportamento é mais importante num líder?

2 comentários:

  1. Liderar pelo exemplo; Motivar pelo exemplo e capitalizar pela Uniao !

    ResponderEliminar
  2. Cara Candida,
    Muito obrigada pelo seu comentário.

    Estimadamente,
    António

    ResponderEliminar